sábado, 4 de julho de 2009

O PENSAMENTO TEOLÓGICO DO SÉCULO XIX

O pensamento teológico desenvolvido no século XIX, a partir das idéias de Scheleirmacher, foram apoiadas no romantismo, em oposição ao racionalismo.
O romantismo, ao mesmo tempo que designa um movimento histórico, marcante nos séculos XVIII e XIX, designa também uma corrente filosófica, que veio a influenciar fortemente a religião, a ética e a teologia, notadamente, contra o idealismo. Em quanto movimento histórico, o romantismo assume uma posição contrária as tradições fundadas no racionalismo, procurando fundamentar o pensamento e ação em bases liberais, apoiadas na imaginação e nas emoções, no lugar da razão rígida. Enquanto corrente filosófica, o romantismo se opõe ao idealismo alemão, produzindo a filosofia de Schiller, Fitchte, Sceling e Sscheleirmacher, em oposição a Hegel. Para o idealismo hegeliano, o absoluto esta no campo do espírito supremo, que faz pensar, enquanto para o romantismo, o absoluto está no campo da arte, que impacta, provocando emoções. Para o idealismo, Deus é o espírito absoluto, para o romantismo, Deus é o artista supremo.
São considerados parteiros da teologia moderna, Telhard de Chardin e Karl Rahner, entre os católicos; Scheleirmacher, Kierkegaard e Barth entre os protestantes, Berdiziev e Bulgakov, entre os ortodoxos.
Teilhard Chardin, eliminando a metafísica clássica, procura fazer teologia com os recursos da ciência moderna, notadamente a teoria da evolução. Karl Rahner, procura fazer teologia pelo princípio antropológico, afirmando que enquanto o homem medieval fazia teologia a partir do mundo, nós precisamos pensar a teologia de nós mesmos. Berdiaiev mostra o desafio de se fazer teologia a partir da compreensão de Deus na experiência existencial, como comunhão de espírito e participação no ser. Bulgakov procura fazer teologia a partir da concepção de Deus como sabedoria universal, promovendo uma espécie de culto da sabedoria, em contraste com o sacrifício de tolos, mostrando que o selo da verdadeira sabedoria toca todas as coisas. Scheleiermacher, procura fazer teologia substituindo o conhecimento de Deus pelo sentimento de inteira dependência de Deus. Kierkegaard, procura fazer teologia a partir da compreensão do homem como um ser existente, profundamente marcado pela angustia. Barth procura mostrar em sua reflexão teológica que Deus é Deus para o homem e para o mundo e que a Palavra de Deus, é fundamental na reorientação do homem no mundo, porque Deus é a verdade suprema.

- A TEOLOGIA ROMÂNTICA

A concepção de teologia romântica está ligada ao nome de Friedrich Daniel Ernest Scheleirmacher (1768-1834). Natural de Breslávia, na Alemanha. Tornou-se famoso no campo da filosofia, com a interpretação romântica da religião, que consistia na retomada do pensamento de Platão, com que se torna precursor da hermenêutica moderna. Sustentou a existência da unidade entre o espiritual e o sensível no amor, afirmando com base em Platão, o caráter sagrado do amor.

Um comentário:

  1. Paz do Senhor, Prof. Vicente

    Scheleirmacher, é tido como precursor da teologia liberal, seguido por Strauss, que também propagou essa teologia. Ambos, tentaram dar uma satisfação aos racionalistas da época explicando a bíblia de uma maneira racional. A exemplo disso, desmistificaram vários episódios metafísicos encontrados nas escrituras e tidos como milagres. Muito boa a sua postagem, parabéns!

    ResponderExcluir