segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BÍBLIA , ECOSSISTEMA E MEIO AMBIENTE

A palavra ECOLOGIA deriva do grego oikos, que significa casa, e de logos, que significa estudo. Assim, ecologia é o termo utilizado para indicar a ciência da casa, dedicando-se ela ao estudo da interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. ECOSSISTEMA é um conjunto de condições físicas e químicas de um determinado lugar, reunido a um conjunto de seres vivos que habitam esse lugar.
A poluição de origem antrópica ( causada pelo homem ) é um fenômeno iniciado há centenas de anos. Na Bíblia, no Livro de Êxodo 7.17-18, está descrito e documentado um desequilíbrio ambiental, "Nisto conhecerás tu que Eu sou o Senhor: Eis aí ferirei eu a água do rio com a vara, que tenho na minha mão, e essa água se converterá em sangue. Os peixes também, que estão no rio, morrerão; as águas se corromperão; e os egípcios, que as beberem, serão atormentados". Hoje se sabe que o excesso de matéria orgânica aportada nos sedimentos do rio Nilo causou rápido crescimento de um tipo de alga vermelha. Esse crescimento acelerado elevou o consumo de oxigênio necessário para oxidar a matéria orgânica contida no rio (alta demanda bioquímica de oxigênio - DBO) e provocou a consequente morte dos peixes.
As alterações introduzidas pelo ser humano no ecossistema causam desiquilíbrios, essas alterações recebe o nome de poluição, e agentes poluentes os causadores desse desequilíbrio.
Conceitos básicos de higiene eram difundidos pelos sacerdotes, e uma das primeiras instruções de higiene pode ser encontrada no Antigo testamento, Deuteronômio 23.12-14 "Também haverá um lugar fora do acampamento para onde irás. Dentre as tuas armas terás um pau; e quando te abaixares fora, cavarás com ele, e, volvendo-te, cobrirás o que defecaste. Porquanto o Senhor teu Deus anda no meio do teu acampamento para te livrar...." Várias são as citações bíblicas sobre pestes, pragas de roedores, insetos, etc. relacionadas com a disposição inadequada de resíduos líquidos e sólidos. Nos livros do Pentateuco e dos profetas do Antigo Testamento, verificamos que havia uma preocupação com o destino do lixo, possíveis problemas à saúde, por isso, constantemente são feitas referências aos materiais impuros. O homem ou animal que tocasse qualquer imundície abominável, ou um cadáver, tornava-se impuro, sendo excluído da comunidade para sempre ou por determinados períodos.
O primeiro sistema de distribuição de água surgiu há cerca de 4.500 anos, mas a humanidade aprendeu a armazená-la para benefício próprio muitos anos antes. Potes de barro não-cozidos foram fabricados volta 9000 a. C, e a cerâmica, 7000 a.C. passando a ser fundamental para o incremento da capacidade de armazenamento de água. A irrigação começa a ser utilizada em 5000 a. C., na Mesopotâmia e no Egito, juntamente com os canais de drenagem, os quais recuperam áreas pantanosas do delta do Nilo e dos rios Tigre e Eufrates. A primeira represa para armazenar água foi construída no Egito, 2900 a.C., pelo faraó Menes, para abastecer a capital, Menphis, e a primeira represa de pedra foi erguida pelos Assírios em 1300 a.C., o primeiro aqueduto cohecido foi criado em 700 a.C., por Ezequiel, rei e Judá, para abastecer Jerusalém. Em 691 a.C., Senaqueribe, da Assíria, construiu um canal de 80 Km e um aqueduto de 330 metros.

Um comentário:

  1. Olá irmão Vicente,

    A Paz do Senhor!

    Parabéns pela postagem e obrigado pelo comentário em meu blog sobre o pr. Ricardo Gondim.

    Que o Soberano o abençoe cada vez mais.

    Em Cristo.
    Pr. Sylas

    ResponderExcluir