terça-feira, 29 de dezembro de 2009

DAKE, UMA BÍBLIA DE ESTUDO COMPLETA OU UMA "BARCA FURADA"?


QUE VEXAME!
LÍDERES EVANGÉLICOS ORTODOXOS
PROMOVENDO A HERESIA DA PROSPERIDADE.

permitam-me aqui utilizar a figura de linguagem da "Barca furada", expressão muito conhecida e utilizada por todas as pessoas no Brasil, quando alguém quer dizer que uma pessoa investiu esforços em alguma coisa e se deu mau. No momento não encontro expressão melhor para expressar o que estou pensando sobre tudo tenho lido acerca desse episódio envolvendo publicação da Bíblia de F. J. Dake, pela casa publicadora das Assembléias de Deus. A principal razão que me motivou escrever essas linhas, foi o fato de de ter ouvido de alguns obreiros da minha cidade, que o seu pastor fez recomendações enfáticas para que todos adquirissem a Bíblia DAKE, pois se tratava da melhor Bíblia comentada que já foi editada no Brasil (isso se deu nos maiores ministérios a A.D). Imagino que maioria das pessoas que foram induzidos a fazer essa aquisição e agora tomaram conhecimento dos fatos, devem estar se sentindo enganadas, e por isso, são merecedoras de uma explicação consistente, mesmo que seja: "houve um equívoco, nós erramos e estamos dispostos a reparar o erro" ou não "fomos bem orientados pelos revisores", ou ainda outros fundamentos que estão além da minha limitada percepção. Qualquer filho de Deus está sujeito a cometer erros, porém, um espírito humilde e desprovidos de interesses egoístas, faz com que este filho de Deus admita o seu erro, e procure consertá-lo mesmo que tenha que sofrer alguns danos, porque persistir é presunção e vaidade. Confesso, que um dos milagres que menos presencie durante a minha jornada de fé, foi o de ver líderes de alta graduação eclesiástica admitir que cometeram algum erro, parece até que os tais defendem o princípio da "infalibilidade ministerial". Eu penso até que situações constrangedoras como a que estamos vivenciando no momento, é uma grande oportunidade para que alguns possam descer do "trono", e experimentem um pouco da dose da humildade ensinada por Jesus. Todavia, muitos estão escondidos na caverna da "omissão" ou estão tentando fazer remendos novos em panos velhos. Escolher o caminho da humildade é entrar no barco de Jesus e esperar que Ele acalme a tempestade, por outro lado, achar que admitir o erro é desgastar a sua imagem de "homem de doutrina" , "super- pastor", ou qualquer outra grande coisa, com certeza é permanecer na "barca furada", as consequências serão muito maiores, a curto ou a longo prazo, eu não sei, mas o Deus sabe.
Faz alguns alguns anos que ouvi um pregador dizer que o grande problema da igreja no Brasil "era analfabetismo de Biblia", segundo ele, até mesmo entre obreiros poderiamos encontrar muitos que nunca leram a Bíblia pelo menos uma vez. Na minha experiência de alguns anos como professor de seminário teológico e obreiro ativo, tenho observado, que ainda existe muita deficiência nessa área. Essa falta de conhecimento do texto sagrado tem produzido uma geração de cristãos (um grande número, não todos) que são facilmente influenciados pelos modismos teológicos e religiosos. E ninguém venha me dizer que é exagero da minha parte, por que os movimentos neo-pentecostais que surgiram nos últimos anos e que em tamanho já sobrepujam muitas igrejas pentecostais históricas, influenciaram muitos cristãos evangélicos.
Chamei de vexame! porque é difícil compreender a publicação e muito menos esse "marketing gigante" feito por renomados líderes das ADS no Brasil, diante de fatos que tão óbvios contra tais procedimentos.

para que o leitor entenda melhor, leia o texto abaixo em: http://www.ubeblog.com

Um dos grandes críticos da teologia de Dake é o renomado escritor, palestrante e diretor do Instituto Cristão de Pesquisas nos EUA, Hank Hanegraaff, e o que mais incomoda é o fato de suas declarações estarem presentes em um dos livros mais vendidos pela CPAD, o livro Cristianismo em Crise.
A crítica de Hank Hanegraaff em “Cristianismo em Crise” a BAD
No livro “Cristianismo em Crise”, Dake é apresentado como um dos principais disseminadores de interpretações falaciosas e fantasiosas que influenciaram uma gama de “curandeiros” do Movimento da Fé, como Benny Hinn. Na pg. 278 (da 1ª. edição impressa pela Casa), Hanegraaff faz menção de um dos livros escritos por Dake, intitulado “Plano de Deus para o Homem”, no qual Dake se refere aos germes causadores de enfermidades patológicas como “agentes materiais de satanás”, e que “nenhuma droga é capaz de curar qualquer enfermidade” e que “qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos”.
Segundo Hanegraaff, na pg. 327, Dake teria feito interpretações do texto bíblico no mínimo fantasiosas em sua bíblia de estudo ao afirmar que Deus “possui um corpo como o de qualquer um de nós”, e que Deus “come, descansa e habita em uma mansão num planeta material chamado céu”. Como se não bastasse, Hanegraaff registra ainda que Dake, nas primeiras páginas do Novo Testamento de sua bíblia anotada teria registrado que “Cristo tornou-se o Ungido, ou Messias apenas 30 anos depois de seu nascimento”.
Ainda segundo Hanegraaff em “Cristianismo em Crise”, os pensamentos e interpretações de Dake não teriam apenas influenciado Benny Hinn no que diz respeito às questões de enfermidades e sofrimentos, mas também a outras questões exóticas tomadas por Hinn como fatos, como por exemplo, em relação ao domínio de Adão sobre os animais no que diz respeito as possibilidades que o homem possuía motivadas pelo “domínio” que exercia, tal como voar, dentre outras.
.
Inquietação e resposta: CPAD suprimirá “desvios” da nova bíblia
Como se pode inferir nas declarações de Hanegraaff, e também em outras fontes disponíveis para consulta (você pode conferir outros “desvios” da Dake clicandoaqui), seria no mínimo contraditório a publicação da BAD pela CPAD, tendo em vista o compromisso da Casa com a ortodoxia bíblica, e também com a posição clara da CGADB em relação aos movimentos baseados nos postulados na perniciosa "Teologia da Prosperidade” e de outroas heresias presentes nos ensinamentos do Movimento da Fé.
Assim, de acordo com o Pr. Silas Daniel, editor chefe da Casa, a CPAD se comprometeu em publica-la na seguinte condição: liberdade editorial de supressão de desvios e ideais contraditórios com a doutrina e teologia adotada pelas ADs no Brasil. Autorizados a fazer a supressão dos desvios de Dake pelos editores que detêm os direitos de publicação, foi mantido os principais recursos, notas e estudos que estejam em harmonia com a ortodoxia bíblica, doutrinária e teologica. De acordo com o Pr. Silas Daniel “...os erros doutrinários já eram conhecidos e foram devidamente retirados. Devido ao seu compromisso com a ortodoxia bíblica, a CPAD não publicaria a Bíblia Dake no Brasil se tivesse de publicá-la com seus equívocos. Os detentores do direito de publicação da obra de Dake autorizaram a CPAD retirar da Bíblia Dake os erros doutrinários."





Um comentário:

  1. Sua postagem é oportuna e se alinha ao pensamento de muitos teólogos que estão deveras espantados com a atitude da CPAD em publicar tal bíblia.

    Deus ironiza os deuses no salmo 82,”Vóis sois deuses”

    Aliás a bíblia está repleta dessa figura de linguagem;
    Jó 12.2 “Na verdade, vós sois o povo, e convosco morrerá a sabedoria”
    I RS 22.15 “E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás bem sucedido; porque o SENHOR a entregará na mão do rei”.
    I RS 18.27“E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará”.
    I Sm 26.15 “Então disse Davi a Abner: Porventura não és homem? E quem há em Israel como tu? Por que, pois, não guardaste o rei, teu senhor? Porque um do povo veio para destruir o rei, teu senhor”.
    I Co 4.8 “Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco”!
    Voltando ao salmo 82, sabemos quando fazemos uso da exegese que o termo "deuses" ali, diz respeito a juízes hb "elohim".
    Esse termo é também por vezes empregado a Deus.
    “No principio criou Deus (elohim) o céu e a terra” Gn 1.1
    Elohim (do hebraico אֱלוֹהִים , אלהים ) é a palavra hebraica utilizada designar Deus.

    Mas, também é dirigida aqueles que tem certa autoridade, como no caso dos juízes. Poderíamos dizer também no caso de médicos. Agora recentemente parece ter ligação com pastores.
    Risos.

    Por isso Hank Hanegraaff em seu livro "Cristianismo em Crise" cita um sermão de Morris Cerullo onde ele delirando diz ao povo, "Vocês não estão olhando para o pregador, vocês estão vendo JESUS, vocês estão olhando para deus. elohim.
    Hanegraaff, Hank, Cristianismo em Crise, p.13, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro, 1996.

    ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
    “A dake é a melhor bíblia de estudo editada pela CPAD”

    E todo o texto que citei acima se trata de ironia e não linguagem literal. Mas, parece que alguns literalistas acham mesmo que são deuses. E se comportam como tal. Acima do bem e do mal. Imaculado em suas idéias. Inerrantes em seus pensamentos. E como um dos atributos de Deus é a imutabilidade, então esses santos não mudam. Eles permanecem em suas posturas e em seus pedestais mesmo quando erram. Isso tudo acontece por que por trás desses neo-ídolos, estão os fãs, que os defendem cegamente, afagando mais ainda o egocentrismo dessas criaturas. Então dentro de sua clausura narcisista eles se tornam arrogantes. Cauterizam a mente e não sentem que estão errados.

    Então Deus lá do céu da uma grande risada, e diz “deuses” mas, como todo mortal morrereis. Isso mesmo, a morte está esperando por eles para que então eles saibam que são iguais a todos os que os norteia, grandes ou pequenos, ricos ou pobres.

    Não possuem os atributos divinos mais, se comportam como se divino fosse.
    Como podemos observar na postura de alguém envolvido no caso dake. Já falou que era uma boa bíblia, agora não quer voltar atrás.
    “deuses”risos
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir