terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A APOLOGÉTICA CRISTÃ E SUAS ORIGENS

A apologética cristã ou defesa da fé é a atividade que visa de maneira clara e inteligente mostrar que a mensagem do evangelho é verdadeira e digna de confiança .

Com os gregos, um dos exemplos mais palpitantes é o de Paulo que enfrentou uma audiência formada por epicureus e estóicos, duas correntes distintas da filosofia grega> na ocasião, ele afirmou que o verdadeiro conhecimento de Deus vem através da criação e de Jesus Cristo, e que a fé cristã não se fudamenta sobre a sabedoria ou a vã filosofia dos homens. Na carta aos Colossenses, Paulo condena o Gnosticismo, um grupo que afirma que havia uma verdade mais elevada que somente os iluminados poderiam alcançar.

Com o império romano foi bem mais ferrenho. As criticas contra os cristãos baseavam-se em rumores populares. Alguns diziam que os cristãos eram canibais pois reuniam-se para comer e beber o sangue de um homem, o que era uma errônea interpretação da ceia do Senhor. Outros diziam que os cristãos viviam praticando incestos

Pois havia casamento entre irmãos, devido a mal entendido sobre o tratamento fraterno na igreja, porém, o que mais irritou o os romanos foi a atitude cristã em relação ao estado. Os cristãos não poderiam adorar o imperador da mesma forma que os cidadãos romanos faziam. Para a igreja havia um só Senhor Jesus Cristo, e não César. Por causa da recusa da igreja cristã de adorar os deuses de Roma, violentas perseguições foram desencadeadas contra os cristãos.

No entanto, o resultado dessas perseguições foi benéfico para a igreja de Cristo pois além de fortalecer ainda mais fé dos fiéis provocou o surgimento dos apologistas. Era preciso responder as acusações e Deus começou a levantar homens capazes de defender o cristianismo, tanto do ponto de vista das escrituras como também da filosofia. Verdadeiros gigantes da fé levantaram-se para expor a doutrina cristã, produzindo assim importantes obras teológicas. Nesses escritos, conhecidos como apologias, eles fizeram um apelo racional aos líderes pagãos procurando oferecer uma interpretação inteligente do cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário