terça-feira, 23 de março de 2010

EUSÉBIO DE CESARÉIA UM HISTORIADOR COM PROPÓSITOS APOLOGÉTICOS.

Eusébio de Cesaréia (260-339). Homem de grandes virtudes,segundo grande historiador eclesiástico, depois de Lucas. Além de ter sido um erudito eminente, apologista cristão, influente estadista eclesiástico e, acima de tudo, bispo de Cesaréia. Teve como pai espiritual Panfílio,o sábio presbítero de Cesaréia.
Panfílio restarou uma grande biblioteca em Cesaréia, pelo que também Eusébio dispunha de fontes informativas para nelas basear os seus escritos. Sua História Eclesiástica levou registros históricos da Igreja até 323 d.C. Ainda escreveu uma crônica da história universal, que incluía uma tentativa cronológica, exibindo uma lista de datas. Uma edição definitiva de sua História Eclesiástica apareceu em 325 d.C., preservando valiosas informações, em grande parte das quais com base em fontes informativas não mais existentes. Esta obra concedeu-lhe o título de Pai da História Eclesiástica. Ele também foi o autor de obras polêmicas contra as heresias da época, incluindo aquelas intituladas em latim: Preparatio Evangélica; Demonstrano Evangélica e Contra Hieracleum. A última era contra Apolônio de Tiana, que alguns exaltavam como se fosse maior do que Cristo.
Sua atividade literária e precoce foi interrompida pela perseguição de Diocleciano; ele foi perseguido e preso por causa de sua fé. Voltando a paz, tornou-se bispo de Cesaréia. Em 326 d.C. publicou um enciclopédia em quatro volumes. Um dos volumes recebeu o título Onomasticon, a única porção dessa obra que ainda resta, conta com cerca de seiscentos nomes de cidades, rios e lugares e etc. tanto do Antigo quanto dos quatro Evangelhos. Portanto, Eusébio também foi o pai dos dicionários e enciclopédias bíblicas> Jerônimo corrigiu e acrescentou detalhes a essa obra. Agostinho louvou-a emitindo a esperança de que outros dessem prosseguimento a esse tipo de esforço literário.
Eusébio se envolveu muito na controvérsia ariana, recusou-se a condenar Ário, e lutou em favor de uma fórmula equívoca, a fim de conseguir que os dois partidos entrassem em acordo. Viveu a atmosfera da corte, cujos favores apreciava e cuja política elogiou. Mais erudito do que teólogo é antes de tudo um historiador e um apologista. Sua Crônica, sua história eclesiástica consagraram seu valor como historiador. A preparação e a demonstração evangélicas foram muitíssimo apreciadas no decorrer dos séculos.
Eusébio foi origenista da segunda geração, bem como decidido aderente da teologia filosófica do Logos, embora tivesse várias idéias não-ortodoxas acerca da divindade de Cristo. Sua principal contribuição é a sua História Eclesiástica. Suas obras apologéticas, embora de menor valor, encontram lugar na literatura cristã.
Tendo participado da controvérsia ariana, Eusébio até hoje permanece como uma figura um tanto enigmática. Alguns estudiosos supõem que ele não entendeu corretamente as implicações da posição ariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário