terça-feira, 22 de junho de 2010

KAKÁ: “SOU PERSEGUIDO POR CAUSA DA MINHA FÉ EM JESUS CRISTO”

Hoje ouvi uma entrevista com o Jogador da Seleção Brasileira, o Kaká, o qual se queixou que um jornalista esportivo tinha feito críticas maldosas a ele devido a sua postura como cristão. Entendo completamente o desconforto do atleta para com essa situação, pois nem sempre os cristãos devem estar calados diante de determinadas críticas e acusações, principalmente quando o objetivo é atingir o Evangelho. Na sua resposta o jogador deixou claro que o jornalista faz isso por se tratar de um ateu declarado, o que não deixa de ser também uma informação importante para todo o grande público esportivo, para que todos possam entender melhor o porque da implicância desse jornalista. As poucas palavras do Jogador, as quais expressaram a sua profunda indignação contra a atitude de alguém que tenta lhe atingir através de algo tão sublime, a fé em Jesus Cristo, foram bastante significativas para o testemunho evangélico. Sempre que um cristão procurar viver de forma coerente com a verdade da Palavra de Deus ele despertará o ódio no inimigo, o qual investe em provocações para tentar desequilibrar o filho de Deus.

Se "ser cristão comprometido" fosse o único motivo para os céticos falarem mal dos cristãos nesse país, seria algo tremendamente extraordinário para o Reino de Deus, porém, a verdade que muitos se tornaram alvos de críticas por serem maus cristãos. Numa rápida citação poderíamos citar grandes movimentos ditos evangélicos, cujas práticas estão fundamentadas em misticismo e sensacionalismo barato com intuito de arrecadar montanhas de dinheiro para alimentar a vida exuberante de uma cúpula da liderança, e o mais escandaloso são as ligações com situações suspeitas. Estes talvez ainda não afetem tanto o testemunho evangélico no país, porque muita gente ainda não os inclui no contexto das igrejas evangélicas. Todavia, o impacto mais negativo tem acontecido com relação as atitudes anti-cristãs por parte de muitas lideranças das chamadas igrejas históricas, os quais passaram ser alvos da mídia secular devido a algumas situações embaraçosas nas quais estão envolvidos. E nesses casos, tenho certeza que as acusações não tem nada haver com comprometimento com evangelho, pelo contrário é por causa do descomprometimento. Como Jesus disse que os que fossem fiéis ao evangelho seriam perseguidos, muita gente tem constituído este argumento como base para justificar suas canalhices. Precisamos analisar cada situação de maneira racional para não ser alienados por pessoas que apropriam de jargões da religião para justificarem os seus propósitos egoístas.

Tomara que daqui para frente possamos ver outros "Kakás" reclamando que estão sendo perseguidos por causa dos seus testemenhos da Palavra, isso será um sinal de que o verdadeiro Evangelho está em progresso no Brasil. Para concluir quero compartilhar um trecho de um texto de Jhon Sttot:

Como Jesus esperava que seus discípulos reagissem diante da perseguição? Mt 5.12 diz: "Regozijai-vos e exaltai! Não devemos nos vingar como o incrédulo, nem ficar de mau humor como uma criança, nem lamber nossas feridas em autopiedade como um cão, nem simplesmente sorrir e suportar tudo como um estóico, e muito menos fazer de conta que gostamos disso como um masoquista. Então como agir? Devemos nos regozijar como um cristão, e até mesmo "pular de alegria". Po que ? Em parte porque, Jesus acrescentou," é grande o vosso galardão nos céus". Podemos perder tudo aqui na terra, mas herdaremos tudo nos céus, não como uma recompensa meritória, mas porque "a promessa é da recompensa gratuita". E, por outro lado, porque a perseguição é um sinal de genuinidade, e um certificado de autenticidade cristã, "pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós". Se somos perseguidos hoje, pertencemos a uma nobre sucessão. Mas o motivo principal pelo qual deveríamos nos regozijar é porque estamos sofrendo, disse ele, por minha causa (Mt 5.11), por causa da nossa lealdade para com ele e com os seus padrões de verdade e justiça. A condição de ser desprezado, rejeitado, injuriado e perseguido, é um sinal do discipulado cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário