sexta-feira, 1 de abril de 2011

QUEM É O ESPÍRITO SANTO – Lição 1

A resposta mais imediata que todo cristão tem na "ponta da língua" para essa pergunta, seria que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. Porém, existem muitas outras coisas importantes, no contexto da teologia, que podem ser afirmadas sobre o Espírito Santo, e é de fundamental importância para o nosso crescimento espiritual. Um conhecimento correto sobre a pessoa do Espírito Santo é imprescindível para assimilarmos qual seja a perfeita e agradável vontade de Deus para as nossas vidas. Na atual dispensação da graça, O Espírito Santo foi enviado pelo Pai para ser o nosso condutor e consolador diário. Jesus ao entregar suas últimas instruções aos discípulos, procurou confortá-los dizendo-lhes que eles não iriam ficar desamparados nesse mundo, pois, o Espírito Santo seria enviado para os ensinar e guiá-los por toda verdade. Paulo também ensinou que o Espírito Santo se constituiria no principal diferenciador entre àqueles que pertencem a Deus, e os que não são de Deus "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." Rm 8.9. Paulo também ratifica esse ensinamento na carta 2 carta aos coríntios, quando diz que O Espírito Santo é o selo que autentica, valida, confirma a salvação na vida do crente. "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações" 2 Co 1.22. Assim como a carta não alcançará o seu o destino sem o selo do correio, da mesma o que não chegará a lugar nenhum sem a ajuda do Espírito Santo, e é por isso que o único pecado imperdoável é a blasfêmia contra Ele. Pois, aquele que rejeita a obra do Espírito Santo ficará impossibilitado de desenvolver qualquer relacionamento com Deus, porque depois de recebermos a salvação conquistada por Jesus na cruz do Calvário, ficamos aos cuidados do Espírito Santo, que é nossa fonte de vida, na qual estamos plugado, se formos desligados dessa fonte, a vida que há em nós se extingue, foi isso que Paulo ensinou "E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas", Col 2.13; "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos." Ef. 2.5.

O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO COMO CONSOLADOR

O apóstolo João registrou um nome dado pro Jesus ao Espírito que não é usado em qualquer outro livro do Novo Testamento. Ao que parece, Ele foi o escritor inspirado escolhido para revelar nome "Consolador" à igreja. Embora não seja encontrado em outra parte, ele se tornou, depois de "Espírito Santo", o termo favorito para designar a Terceira pessoa da Divindade. A importância do ministério do Espírito Santo como Consolador poder ser compreendida pelas palavras de Jesus: "Mas vos digo a verdade: Convém-vos que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se porém, eu for, eu vo-lo enviarei" (Jo 16.7). Parece que Jesus considerou mais importante que o Espírito Santo estivesse presente com os discípulos do que se Ele, em sua presença material, ficasse com eles. Jesus estava geograficamente limitado por sua encarnação. Mas o Consolador habitaria em cada crente e terá então um ministério mundial através deles.

Duas expressões importantes são usadas em João 14.16 com respeito à vinda do Consolador, as quais não devem ser postas de lado. Primeiro, Jesus falou dele como "outro Consolador". Esta palavra "outro" é a pista para o significado do termo "Consolador". A Palavra usada aqui significa outro do mesmo tipo.O Espírito Santo é outra espécie de Consolador, mas outro do mesmo tipo que Jesus tinha sido. O que quer que Jesus fosse para o peque no grupo de discípulos, o Espírito Santo também seria. De fato, Jesus disse: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros (Jo 14.18). Jesus não deixou seus discípulos órfãos. Ele na verdade não os abandonou de modo algum. Partiu como o Cristo sofredor, apenas para voltar no Espírito Santo. Isso não está restrito a uma posição no céu;Ele habita em nossos corações. Jesus habita em nós da mesma forma que o Consolador também habita. Estar cheio do Espírito significa estar cheio de Jesus. Isto não quer dizer que Jesus e o Espírito sejam o mesmo.. mas como Jesus estava cheio do Espírito, do mesmo modo o Espírito em sua presença está cheio de Jesus. Se o Espírito pode habitar no Filho, então o Filho, em estado glorificado, pode habitar no Espírito. Jesus estava no Pai e o Pai estava em Jesus, de modo que os que viam o Filho viam o Pai. Estamos em Cristo e Ele em nós. Lemos: "De fato o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à destra de Deus. E, eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com o Senhor, e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam" (Mc 16.19,20). O Senhor se achava no céu; mas Ele estava também na terra no poder do Espírito, operando os mesmos sinais e milagres. Isto só é possível porque cada membro da Trindade é onipresente, e cada um está presente nos outros. Segundo, Jesus disse sobre o Consolador: "... a fim de que esteja sempre convosco" (Jo 14. 16). O Consolador prometido foi dado num sentido permanente. Ele habita no crente para sempre. Enquanto houver uma igreja, haverá um Consolador. Podemos esperar que a permanência do Espírito na igreja resultará nas mesmas obras de poder e benção em todas as eras. È através do Espírito que Jesus que Jesus é para nós "ontem e hoje é o mesmo, e o será sempre" (Hb 13.8).

A palavra traduzida "Consolador" é o termo grego parakletos. A idéia moderna de "consolador" não é a mais adequada para descrever o ministério do Espírito Santo. Pensamos em consolador como alguém que conforta nos momentos de tristeza. O Espírito não só consola em nossa dor, mas também dá força e vitória sobre as nossas tristezas. È verdade que os discípulos se entristeceram com a partida anunciada pelo Senhor, mas o outro Paracleto iria remover esse sentimento, tomando o lugar de Jesus. Algumas versões empregam a palavra "advogado", pois parakletos significa obviamente "advogado" quando aplicado a Jesus em I João 2.1b "se, todavia, alguém pecar, temos Advogado (paracleto) junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo..." Entendemos que advogado é aquele que representa outro ou pleiteia a causa a causa de outro. Esta é uma das funções do Espírito que fica clara em Romanos 8.26: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar com convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. "O Filho e o Espírito são ambos advogados de nossa causa e nossos intercessores. O Espírito intercede dentro de nós, enquanto o Filho intercede no trono da graça. Bem semelhantemente ao significado acima é o de "ajudador", Em Rm 8.26 "O Consolador não faz por nós aquilo que nós mesmos podemos fazer, mas Ele nos ajuda em tudo que tentamos fazer para Deus. Deus escolheu trabalhar através de instrumentos humanos, mas só quando tais instrumentos se entregam ao Espírito Santo. Existe ainda outro significado da palavra parakletos. A forma verbal que dá origem a parakletos significa "pedir" ou "exortar". Ela é usada em Romanos 12.1: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo." O Espírito não só consola, encoraja, intercede e ajuda; mas Ele também suplica, exorta e roga. Ele é um precursor. Sem a persuasão do Espírito Santo, nenhuma pregação teria sucesso, nem a sã doutrina permaneceria muito tempo incorruptível. Nenhuma consideração da obra do Espírito seria completa sem levar em conta sua operação de súplica, convicção e persuasão.

ELE É O REVELADOR DE JESUS

"Esse dará testemunho de mim" (Jo 15.36); "Ele me glorificará" (Jo 16.14). essas promessas de Cristo foram certamente cumpridas na primeira igreja, e sempre que o ministério do Espírito Santo é honrado. Toda vez que o Espírito Santo está se movendo poderosamente, é certo que Jesus é poderosamente glorificado. Através da operação do Espírito Santo há uma revelação tripla de Jesus Cristo. Cristo é revelado ao crente pelo Espírito Santo "Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar" (Jo 16.14,15). Ninguém conhece Jesus como o Espírito Santo. Ele estava com Cristo através da eternidade e em todo o seu ministério terreno, até o seu sacrifício na cruz. Como o servo da antiguidade contou a Rebeca sobre o noivo desconhecido, Isaque (Gn 24.33-36), o Espírito Santo revela também as glórias do noivo celestial do cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário