quarta-feira, 21 de março de 2012

SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE - Lição 13

Depois de todos os títulos propostos durante o semestre creio que o tema em apreço é mais do que obvio. Tendo como tema geral a prosperidade em suas várias facetas, ao meu ver os desdobramentos desse tema, isto é, os títulos de cada lição foram em certos momentos um tanto redundantes, isto fez com que grande parte dos professores de escolas dominicais ficassem repetindo praticamente as mesmas coisas todos os domingos.  Claro que aqueles um pouco mais preparados foram capazes de extrair pontos diferenciados em cada uma das lições e assim proporcionar também um conteúdo diferenciado. Porém, a verdade é que esta dificuldade apresentada na escolha dos títulos da lições fez com que muitos professores dominicais ficassem ensinando aqueles postulados elementares sobre a teologia da prosperidade, os quais os membros da igreja já estão saturados em ouvi-los. Minha opinião tem como única finalidade contribuir para o aprimoramento do trabalho da escola dominical, na verdade eu nem procurei saber quem fez os comentários desse trimestre. Todavia, esse é apenas o meu ponto de vista, o qual tenho o total direito em manisfestá-lo, é claro que alguns concordaram, porém, muitos hão também de discordar, mas é por meio de um processo dialético que podemos construir e aperfeiçoar o conhecimento e assim ficarmos sempre mais próximos da verdade.

- A FÉ CRISTÃ E O SEGREDO DA PROSPERIDADE
O conceito de prosperidade é algo que dispensa definições, pois, tal significado é acessível a qualquer indivíduo. Prosperidade e felicidade são duas palavras que se complementam no nosso projeto existencial. A prosperidade pode ser referida a situações especificas na vida de alguém, pois, uma pessoa pode ser prospera na vida profissional, mas não o é na vida afetiva, pode ser prospera na vida familiar, mas não é tão próspero na vida financeira, por isso, alguém pode ser muito próspero em algumas áreas da vida, mas por outro lado enfrenta o fracasso em alguma outra área, então isso gera um desiquilibrio emocional e insatisfação na vida daquelas pessoas cujo êxito na vida não é pleno. E um grande engano as pessoas pensarem que para serem felizes elas têm obrigatoriamente que realizarem todos os seus sonhos, nessa perspectiva a felicidade tem como  pré-requisitos muitas realizações. Todavia, a Fé Cristã discorda dessa proposição e nos ensina que a felicidade não está vinculada ao nosso êxito pessoal e sim ao tipo de relacionamento que temos com Deus. Porque é a presença de Deus em nós que nos torna prósperos em potencial, temos da parte de Deus uma promessa de triunfo diário, a qual se concretiza com exatidão na vida daqueles que se oferecem como sacrifício vivo para o Senhor. Vejamos o que nos diz o apóstolo Paulo: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento". 2 Coríntios 2:14 , confira também Romanos cap. 12.1,2. Este paradoxo da fé tem causado muita perplexidade para os incrédulos, que apesar de possuírem muitas riquezas e fama, não desfrutam de uma existência saudável, não têm paz nem tranquilidade, e mesmo tempo observam pessoas que não possuem aparante nada testemunharem acerca alegria e felicidade que desfrutam. Esse é o grande segredo da fé cristã, é que antes de conseguirmos qualquer coisa já temos a certeza de que somos abençoados e vitoriosos, pois, a nossa alegria consiste em servimos ao Senhor e cultivarmos os valores do reino de Deus, não nos embaraçando com os valores perecíveis, "Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele". 1 Timóteo 6:7. Na fé somos predestinados para vencer, portanto quando o cristão se apropria dessa promessa de Deus e aprende a viver em  total dependência isso já o faz uma pessoa prospera independente de qualquer situação aparente. Nenhuma filosofia ou sistema religioso poderá proporcionar tal segurança, paz, esperança e equilíbrio interior à semelhança da fé em Jesus Cristo. 

- JESUS É FUNDAMENTO DA PROSPERIDADE NA VIDA DO CRISTÃO. 
"Sem mim nada podeis fazer" esta frase dita pelo próprio Jesus resume a nossa assertiva. A prosperidade verdadeira de um ser humano tem o seu ponto de partida, quando o tal tem um encontro com Cristo e a partir de então decide serví-lo. Na sua obra vicária Jesus aniquilou o império da morte, isto é, neutralizador toda fonte maligna que intenta destruir a  felicidade humana. A bíblia nos ensina que sem Cristo o homem está morto nos seus delitos e pecados, o que significa dizer que o homem está totalmente impossibilitado de qualquer realização positiva diante de Deus sem atentar para o ato reconciliador e restaurador realizado pelo Senhor Jesus. O profeta Isaías profetizou acerca de Jesus dizendo que seria Deus forte; Príncipe da paz; Conselheiro; Pai da eternidade. Atentando para esses atributos podemos ter a plena certeza que com Jesus temos força suficiente para resistirmos ao mal como também superá-lo por meio da força do seu poder. Apesar das oposições que temos que enfrentar, a nossa alma estará sempre em paz, pois, a nossa luta não é contra as pessoas, mas contra as forças do mal que operam por meio delas. O cristão próspero jamais explodirá em fúria contra alguém, jamais permitirá que a desesperança se instale na sua vida, porque a paz de Cristo   produz temperança no coração. Também é fundamental para o cristão direcionar a sua vida conforme os conselhos que o Senhor Jesus concede por meio do Evangelho. Jesus se coloca a nossa disposição para nos orientar em todas as nossas tomadas de decisões na vida. Podemos afirmar com plena certeza que nem mesmo um chefe de estado tem uma assessoria tão poderosa e eficaz como um cristão. Para ser próspero o crente precisa tão somente ouvir Jesus, o conselheiro, cujos os conselhos nunca falham. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário